Páginas

24 de jan. de 2013

Cuidados com seu coelho

|



     Como a categoria é cuidados para o seu pet, então resolvi escolher um pet do qual  optam quando não podem ter cachorros, o coelho. Esse mascote dentuço que tem estado na tela de desenhos animados e filmes, quais cuidados básicos deve-se ter com ele ?

      Em casa, é preciso providenciar a devida acomodação ao animal. Existem gaiolas específicas, de vários tamanhos, mas o espaço recomendado pelos especialistas é de no mínimo meio metro quadrado. E a grade deve ser removível para facilitar a limpeza.
      Segundo os veterinários, um hábito característico desse roedor é comer as próprias fezes, quando estão duras e úmidas. Isso não significa, contudo, que ele seja sujo. Pelo contrário, trata-se de um bichinho bastante asseado que está sempre se limpando . Tanto que os banhos são desaconselhados à espécie.
      Como é um animal sensível, sua temperatura corporal deve ficar entre 4,5ºC e 27ºC. Por isso, a exposição ao sol segue o esquema humano, ou seja, antes das dez da manhã e após as quatro da tarde, em curtos períodos. É preciso ainda deixar água fresca por perto para que ele possa beber. Já no inverno, caso a temperatura exterior esteja muito baixa, há a necessidade de um aquecedor bem regulado na própria gaiola.

     O coelho é vegetariano e sua alimentação consiste em rações peletizadas, à base de fibras brutas. É claro que a cenoura, muito associada ao roedor, é um legume importante na dieta, mas não o principal. O cardápio do coelho pode ser complementado por frutas, legumes e verduras, tomando-se o cuidado para não exagerar na quantidade de alface e repolho, que em excesso tendem a provocar diarréia.

PRESTE ATENÇÃO:
• Coelho não toma banho e nem pode ser molhado, pois corre o risco de desenvolver fungos.
• Macho e fêmea só devem ficar juntos se o dono quiser que reproduzam. Caso contrário, o casal tentará acasalar o tempo todo ou ainda brigar.
• Nunca carregue o bichinho pelas orelhas, para não causar distensões ou fraturas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário